• tete


  • Burocracia é uma daquelas palavras que provocam até arrepio quando ditas em certas situações. Em seu sentido original, ela não tem um significado necessariamente negativo, porém aqui no Brasil “burocracia” ficou conhecida como um processo longo, demorado, em que, no geral, as coisas não acontecem ou demoram muito tempo para se concretizar.

    Toda essa ideia que se refere à burocracia como algo extremamente negativo tem uma explicação. Nos tempos de hoje, tão mais caóticos do que antigamente, todo mundo deseja que tudo aconteça com uma velocidade tremenda. Por isso, qualquer coisa que impeça que um determinado processo seja ágil o suficiente, é considerada ruim.

    Apesar de muitas vezes ser impossível anular alguns tipos de trâmites, existem algumas alternativas que podem ajudar a diminuí-los, o que pode impactar diretamente em diferentes setores da sua empresa. Alterar a maneira com que os fluxos ocorrem e simplifica-los, é então uma forma de potencializar todo e qualquer processo que integre o ambiente de negócio.

    Especialmente na área da saúde, já que este é o seu caso, reduzir estas burocracias pode fazer com que você economize uma boa parte do seu tempo, diminua o estresse da rotina e até mesmo reduza alguns gastos financeiros desnecessários. Quer saber como isso é possível? A resposta é bem simples: capacitação, organização e gestão.

    Se você acha que casos de burocracia que parecem nunca ter fim acontecem apenas em grandes clínicas e hospitais, está redondamente enganado. Muitas pequenas e médias empresas e consultórios cometem erros que podem simplesmente ser sanados com um pouco mais de empenho, organização e, principalmente, apoio de novos e desenvolvidos recursos tecnológicos que chegam até nós todos os dias por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

    Que tal saber mais sobre como é possível diminuir a burocracia dentro da sua clínica médica ou consultório? Confira as três palavras-chave que podem ser nortear a solução:

    Capacitação

    Qualifique a sua equipe

    É muito provável que ainda não tenha pensado nessa relação, mas você sabia que a habilidade e capacidade que a sua equipe tem de lidar com os processos diários pode interferir diretamente na diminuição da burocracia da sua clínica? Isso mesmo! Uma equipe bem qualificada e preparada para tomar atitudes assertivas é realmente capaz de fazer a diferença.

    Por isso, você já ouviu falar de e-learning?

    E-learning é uma modalidade de ensino à distância que possibilita a aprendizagem a partir de cursos apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação. De maneira simples, cursos na modalidade e-learning oferecem mais agilidade, comodidade, precisão e conhecimento a apenas um clique de distância.

     

     

    Organização

    Diminua as reuniões e papeladas

    Se tem uma coisa que causa grande desperdício de tempo são as reuniões sem propósito. Juntar toda a equipe para discutir simples problemas operacionais, por exemplo, pode significar a perda de minutos preciosos que poderiam ser gastos no atendimento aos seus pacientes. E aí você se pergunta: e como é possível evitar que isso aconteça? Com organização. E nisso, você verá um pouco mais adiante, um bom software médico pode ajudar.

    Quanto mais organizada a sua clínica for, melhor será para todos os setores, desde o financeiro ao atendimento. Mais organização significa processos mais ágeis e, consequentemente, muito menos burocracia. Quer se aprofundar um pouco mais no assunto? Então confira o nosso post sobre 5 dicas que irão ajudar você na organização da sua clínica.

    Gestão

    Adote um software

    Um sistema de gestão inteligente é capaz de garantir muito mais precisão a todos os processos e rotinas da sua clínica, o que com certeza vai ajudar você a diminuir e agilizar todas as questões burocráticas que possam existir. Além disso, um bom software pode gerenciar todos os setores que fazem parte da sua empresa.

    Resumindo: um software desenvolvido especificamente para a gestão médica vai melhorar a integração entre os setores, diminuir erros básicos e organizar. O Medsystem Web, por exemplo, é o primeiro software médico desenvolvido para a gestão de clínicas e consultórios do Brasil. A solução  gerencia todas as rotinas administrativas, operacionais e financeiras, desde a gestão de recepção, agendamento, prontuário eletrônico, prescrições eletrônicas, faturamentos até o financeiro e CRM.

     

    Entendeu por que um software pode ajudar tanto a sua empresa?

     

     

     

     

    Voltar

       Empresas       Contato       Comercial       Catálago