• tete


  •  

    Localização, custo operacional, equipamentos, recepcionista, acessibilidade, possíveis sócios. Estes são alguns dos itens indispensáveis do check-list de um profissional da saúde que decide abrir a sua própria clínica ou consultório. Todas estas questões são fundamentais, é claro, mas o que muitos empreendedores acabam deixando para segundo plano é a harmonização do ambiente.

    Quando se fala em decoração, muitos profissionais pensam em algo supérfluo e desnecessário, que não faz diferença. Porém, o que tem gente que ainda não se dá conta é que o aspecto visual também é uma maneira de se comunicar e transmitir ideais para os pacientes. Então, por isso, o “x” da questão é: se o profissional realmente deseja se destacar e criar uma boa imagem do seu negócio, dar uma atenção especial à decoração é o caminho certo.

    Vai abrir ou reformar a sua clínica ou consultório? Então confira algumas dicas para você não errar:

     

    ILUMINAÇÃO

    Acredite se quiser, mas a luz é capaz de estimular diversas sensações no paciente, principalmente se for necessário que ele permaneça em espera por um bom tempo. O excesso de iluminação, por exemplo, chega a ser um grande incômodo visual. Ao contrário, a falta de luminosidade pode causar cansaço e desinteresse. Então, como resolver isso?

    Na dúvida, o ideal é optar pelo meio termo. Nem claro de mais, nem muito mal iluminado. Se o ambiente receber luz natural, melhor ainda. A entrada da luz do sol ajuda a trazer vitalidade ao espaço, o que de certa maneira contribui também para que o paciente se sinta mais confortável.

                

     

    CORES

    Assim como a iluminação, as cores utilizadas na decoração do ambiente também podem interferir diretamente na percepção do paciente. Por isso, a utilização das tonalidades deve ser feita com o a intenção de transmitir paz e tranquilidade, além de aconchego e segurança. Cores neutras são sempre uma boa opção.

    Outra sugestão é complementar com cores que remetam à área da saúde, como o verde e o azul, e também deixar tons mais fortes como o vermelho, por exemplo, apenas para objetos decorativos, como um toque especial.

     

    ESPAÇO

    Um ambiente espaçoso para trabalhar é o sonho de qualquer profissional, não apenas da área da saúde. Na prática, sabemos que a realidade é outra, principalmente nas grandes cidades onde o aluguel de espaços amplos é bastante elevado.

    Nestes casos, a saída é improvisar, ou seja, utilizar truques que ajudem a causar a impressão de amplitude. Utilizar grandes espelhos e cores neutras nas paredes, móveis sob medida e pisos claros são uma ótima dica. 

     

     

    DIPLOMAS  

    É normal que o médico tenha orgulho de sua trajetória e queira expor os seus diplomas e certificados na parede. Isso é muito positivo, pois é mais um fator que ajuda a conquistar a confiança do paciente.

    Apesar de uma boa ideia, pendurar as certificações pelo consultório requer muita organização. O bom profissional da saúde é aquele que se atualiza sempre. Por isso, nada de acumular e cobrir a parede de papelada. O ideal é renovar e dar preferência aos diplomas e certificados novos e de destaque. Outra dica é utilizar molduras sóbrias e padronizadas.

     

     

    OBRAS DE ARTE

    Inserir obras de arte nos projetos de decoração também é uma ótima maneira de enriquecer os ambientes e ainda democratizar a arte.  Quando utilizadas, elas inspiram, atraem olhares e deixam qualquer lugar elegante e encantador

    Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que o custo elevado inviabiliza o a utilização de peças artísticas na decoração, mas a boa notícia é que de alguns tempos para cá é possível encontrar peças incríveis a preços mais baixos. A Ampliart, por exemplo, tem uma infinidade de obras de diversos estilos e para todos os gostos e bolsos. Através do portal da galeria, é possível adquirir obras, participar de leilões e conferir peças fantásticas. Veja só:

     

     

            

     

    AJUDA PRIFISSIONAL

    Se você realmente entendeu agora a importancia da decoração e acredita que o visual da sua clínica ou consultório merece mais atenção e cuidado, por que então não procurar por ajuda profissional? Um bom arquiteto ou designer de interiores vai conseguir reunir todas essas dicas em um projeto mais adequado para o seu ambiente, de acordo com o seu público e suas particularidades. 

     

     

    Gostou das dicas? Que tal conferir mais sugestões que podem ajudar você na gestão da sua clínica ou consultório?

     

    Voltar

       Empresas       Contato       Comercial       Catálago