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    Ninguém no mundo está livre de imprevistos. Nem você ou sua secretária, nem seus demais funcionários, parceiros, fornecedores e muito menos os seus pacientes. Faltar a uma consulta médica em razão de um acontecimento inesperado, claro, é compreensível. Mas e quando o motivo que levou a ausência é um mero esquecimento?

    Pacientes que marcam suas consultas e acabam não comparecendo ao compromisso acarretam prejuízos para todas as partes. Primeiro para ele próprio, já que o seu diagnóstico ou tratamento acaba sendo protelado, depois para os outros pacientes que poderiam ter ocupado o horário e por último também para o médico que ficou com um buraco na agenda.

    Você, profissional da saúde, já passou por essa situação? Tem sido rotineira a ausência dos pacientes em horários já agendados no seu consultório? Então entenda melhor como é possível evitar esse tipo de transtorno:

     

    Razões que podem levar o paciente a faltar a uma consulta

     

    Como já foi dito, imprevistos pessoais ou profissionais podem ocorrer com qualquer pessoa. Contudo, algumas outras razões podem contribuir e/ou “incentivar” a ausência à consulta médica agendada. Exemplo disso é o próprio esquecimento. Diante disso, fica a seguinte pergunta:

            O QUE FAZER?

    Pode parecer meio antiquado, mas, ainda hoje, a melhor maneira de reduzir consideravelmente a taxa de faltas às consultas no seu consultório é a “lembrança”. Sim, isso mesmo. Lembrar os pacientes sobre o horário agendado é a maneira mais simples de se evitar transtornos. E o surgimento das novas tecnologias ajudou a tornar essa tarefa ainda mais fácil. Veja algumas delas:

     

    E-MAIL

    Enviar um e-mail para um paciente como forma de alerta para o agendamento realizado com você é muito válido. Por outro lado, podem haver também algumas incertezas. Muitas pessoas, especialmente as que não têm uma relação íntima e rotineira com a tecnologia, acabam não acessando a caixa de entrada todos os dias. Por isso, o ideal é que a correspondência eletrônica seja um lembrete de apoio, associada a outros meios como, por exemplo, alguns dos próximos que você vai conferir a seguir.

     

    SMS

    O envio de SMS é uma excelente opção tanto para você quanto para o seu paciente. Isso porque possuem um custo operacional baixíssimo, podem ser disparadas de maneira automática e ainda cumprem o papel de avisar com eficiência visto que que hoje em dia dificilmente as pessoas ficam longe de seus telefones celulares.

     

    TELEFONEMA

    As ligações telefônicas também são uma alternativa que garante bastante resultado. Apesar de ser uma método um pouco mais invasivo, o contato direto estabelecido com o paciente ajuda a causar a “lembrança” necessária para que ele não se esqueça de ir ao compromisso. Contudo, é bem possível que isso eleve o custo da conta de telefonia da sua clínica ou consultório. Por isso, é necessário avaliar a viabilidade desta opção.

     

    Por último, mas não menos importante, mais um item:

    Fazer com que os pacientes entendam as punições relacionadas à falta na consulta

    Se regras existem por todos os lados, não é por acaso. Não tenha medo de aplicar algumas “leis” básicas sobre o não comparecimento dos pacientes em seu consultórioFaça com que o seu paciente pense duas vezes antes de faltar à consulta. Estabeleça prazos máximos para os avisos de cancelamento. Assim, além de oferecer a outro paciente a chance de ocupar o horário livre, você não tem prejuízos financeiros e evita a ociosidade.

     

    Gostou das dicas? Então confira também os nossos outros conteúdos que podem ser de grande utilidade para o seu ambiente médico, aplique na sua rotina e perceba resultados.  Acesse!

     

     

     

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