• tete


  • Mais do que vender seus produtos, as empresas atualmente buscam o reconhecimento de suas marcas perante o público. No mercado da saúde, isso não é diferente. A identidade visual de profissionais, clínicas e consultórios deixou de ser item de segundo plano e passou a ocupar um lugar de destaque na lista de prioridades dos médicos empreendedores. Como você já deve imaginar, isso não é por acaso. Quer saber por que cuidar da imagem do seu negócio é tão importante? Então confira!

    Você, com certeza, já deve ter ouvido por aí o ditado: “a beleza está nos olhos de quem vê”. Até aí, ok. Faz sentido. Digamos que é compreensível. Porém, quando se fala em identidade visual, o assunto vai muito além do “bonitinho e convencional”. Para ser eficaz, é preciso que a marca que representa a empresa seja capaz de transmitir a mensagem correta e também de sintetizar os valores que ela pretende levar até a mente do consumidor, no caso, do cliente/paciente. Exatamente por isso, uma série de perguntas precisa ser feita a fim de compreender melhor as expectativas do negócio de uma maneira geral. Por exemplo:

    •  Há quanto tempo o profissional, consultório ou clínica está no mercado?
    • Qual a personalidade do negócio? Jovem, descontraída, séria, conservadora?
    • Quais cores representam a área de atuação?
    • Quais cores não podem ser utilizadas de forma alguma?  
    • Existem ícones característicos do segmento?
    • Qual é o público-alvo?

             e assim por diante.

    Claro, isso é apenas para que você tenha uma ideia. O estudo de uma marca vai muito além dessas questões. Por isso mesmo, vale a dica de sempre contar com profissionais especializados. Uma boa equipe pode analisar cuidadosamente todas as variáveis possíveis do processo, valorizando os pontos fortes da marca.

     

    Ainda na dúvida? Então vamos explicar direitinho para você!

    Afinal, o que é identidade visual?

    Identidade visual é a combinação de elementos como, por exemplo, nome, produto, conceito, empresa e valores representados visualmente, a partir de símbolos visuais, fontes, imagens e um conjunto de cores padronizadas. Tudo isso faz parte da comunicação visual da empresa. E, no caso da área da saúde, da clínica ou consultório médico.

    Quando bem pensada, planejada e realizada por profissionais capacitados, uma identidade visual faz com que a marca se destaque entre as demais, além de evitar que seja confundida até mesmo com a concorrência. Ela também ajuda a transmitir profissionalismo às pessoas, o que gera grande interesse e confiabilidade.

     

    E o que muda quando sua empresa tem uma boa identidade visual?

    A sua marca transmite mais confiança:

    Pessoas confiam em marcas sólidas, isso é fato, especialmente na área médica. E a solidez pode ser representada de diversas formas, uma delas é uma identidade visual equilibrada e trabalhada em cima de determinados conceitos comunicacionais.

     

    Sua empresa será percebida de maneira mais profissional:

    Aqui caímos novamente no assunto do “belo”. Sua marca não precisa ser incrivelmente linda. Mesmo porque isso é relativo. Ela precisa ser forte e comunicar, pois só assim conseguirá se destacar.

     

    As pessoas comentam sobre a marca:

    Quando os clientes se identificam com a marca e sentem a sua personalidade realmente refletida nela, é natural que haja identidade e a propaganda “boca a boca” comece. Isso é ótimo, pois ajuda a empresa a se infiltrar no nicho de mercado pretendido e a ser vista pelo seu público-alvo.

     

    As parcerias e as vendas vão aumentar:

    Além dos clientes, uma boa marca e uma identidade visual bem desenvolvida da sua empresa é vista com bons olhos também pelos parceiros e fornecedores.

    Se a sua clínica ou consultório ainda não tem uma marca ou se a que já tem não está cumprindo o papel como deveria, existem algumas alternativas para resolver o problema. E nisso, a Ecos Exposição e Comunicação pode ajudar.

     

    .

    Voltar

       Empresas       Contato       Comercial       Catálago