• tete


  • relacionamento com o paciente

     

    A relação médico-paciente sempre foi uma questão bastante discutida no meio profissional. Afinal, a falta de empatia ou mesmo o excesso de intimidade pode provocar equívocos de ambas as partes, o que é capaz de influenciar diretamente no andamento da consulta, na satisfação do paciente e no exercício da rotina profissional.

    Além do atendimento propriamente dito, a relação entre você e seu paciente, por exemplo, pode inclusive  resultar na fidelização dele aos seus serviços e, principalmente, na continuidade do tratamento a ele direcionado.

    Pensando nisso, escolhemos 5 dicas para ajudar você a melhorar as suas estratégias de atendimento, bem como a sua relação com o seu paciente. Confira:

     

    1.Para começar, respeito é bom e todo mundo gosta!

     

    O respeito é a base de todo e qualquer relacionamento. Até mesmo por isso deveria ser um tipo de linguagem universal. Porém, na prática todo mundo sabe que não é assim.

    Apesar de não ser levado em consideração em diversas situações do cotidiano, o respeito é um fator de prioridade máxima no “check-list” do atendimento médico.

    Toda a equipe deve trabalhar empenhada em manter uma postura e um atitude positiva e respeitosa com os pacientes. Dessa forma, cria-se um ambiente muito mais agradável, amistoso, leve e propício para recuperação e bem-estar.

     

    2. Saiba ouvir mais

     

    A dica é: ouça! Ouça tudo o que for possível. As pessoas se sentem mais confortáveis quando têm a sua fala respeitada, o que melhora muito o relacionamento. Além disso, somente ouvindo as queixas e expectativas do paciente com atenção é que é possível chegar a um diagnóstico mais preciso e eficiente.

    Vale lembrar que atualmente você tem a tecnologia totalmente a seu favor. Então, aproveite! Adotar um bom software médico, por exemplo, pode ajudar a agilizar processos de atendimento, registro de dados, prontuário eletrônico, etc., dando a você mais autonomia e tempo para se dedicar à atenção completa ao paciente, melhorando o relacionamento com ele.

    atendimento médico

     

    3.Lembre-se de que você não é o único responsável

     

    Além de você, o seu paciente também vai ter contato com outros profissionais como a sua secretária, por exemplo. Por isso, é importante lembrar que o relacionamento precisa ser pensado desde o início.

    Algumas coisas podem ajudar nessa tarefa, como é o caso do curso e-learning de Atendimento ao Público da ELFUTEC, que oferece mais agilidade, comodidade, precisão e conhecimento para lidar com os pacientes a apenas um clique de distância.

     

    conheça os cursos de capacitação

     

    4. Entenda que atendimento humanizado não é modismo

     

    Atendimento humanizado: por que você deve se preocupar com isso? É uma ótima pergunta! Cada pessoa tem uma história e um quadro clínico diferente, por isso existem casos em que o cuidado deve ultrapassar as barreiras do físico e levar em consideração também o estado emocional do paciente. E é exatamente aí que surge o famoso atendimento humanizado.

    Colocar em prática as estratégias de humanização no atendimento ajuda a fazer com que o paciente se sinta mais seguro, respeitado e, consequentemente, mais à vontade na hora da consulta, sinal de um ótimo relacionamento com o profissional. Por isso, seja mais atencioso, demonstre interesse real sobre a vida e o bem-estar físico e emocional do seu paciente.

     

    5.Fique sempre de olho no relógio

     

    Imprevistos acontecem, certo? É claro que sim! Mas não há nada mais desagradável para o paciente do que esperar longas horas na sala de espera. Por isso, fora as emergências que podem ocorrer, o ideal é ficar sempre atento aos horários e seguir a sua agenda!

    Caso você saia do horário previsto por alguma razão, a dica é pedir desculpas e tentar ser o mais atencioso possível!

     

    Aplique isso no seu dia a dia e perceba os resultados positivos no seu relacionamento com os pacientes!

     

    Confira também: Motivação: 6 razões para engajar a sua equipe médica

    Voltar

       Empresas       Contato       Comercial       Catálago