• tete


  • Após anos dedicando-se aos estudos, finalmente chegou o momento de você colocar totalmente em prática a sua profissão de médico. Se você optou por trabalhar de forma autônoma e abrir o próprio consultório, algumas dúvidas devem surgir na sua cabeça.

    É preciso planejar atentamente todos os detalhes como, localização, taxas administrativas, gestão financeira entre outros. Para que sua clínica tenha o sucesso esperado, vamos te apresentar um passo a passo de como abrir o próprio consultório.

     

    Documentação

    Antes de qualquer decisão você precisará estar em dia com os documentos necessários para o funcionamento legal do seu consultório. Para isso é importante que você procure o órgão responsável pela sua especialidade e faça o levantamento dos documentos.

    Lembre-se que esses papéis muitas vezes não ficarão prontos rapidamente. Providencie a documentação com margem de tempo para as outras etapas do planejamento de seu consultório.

     

    Vigilância Sanitária e alvará

    Seu consultório precisará do alvará de funcionamento através das leis do estado e do alvará da Vigilância Sanitária. Os dois processos são feitos diretamente com esses órgãos e também podem levar algum tempo para serem concluídos.

     

    Levantamento de custos e gestão

    A gestão é um ponto muito importante para o seu sucesso.

    Na área financeira é preciso atenção com valores, taxas, impostos, além dos custos básicos, como aluguel, contas de energia e água. A melhor opção é contratar o serviço de um escritório de contabilidade.

    Já na gestão dos serviços do seu consultório, softwares médicos são uma excelente opção para você se organizar. A Medsystem oferece diversos softwares que se adequam a especialidade e necessidade da sua clínica.

     

    Defina seu público

    “Quem serão meus pacientes? ”

    Antes de iniciar o funcionamento do consultório é preciso definir seu público.

    É preciso escolher se seu atendimento será feito através de convênios ou no particular. Caso opte pelo em particular, você precisará estipular o preço da consulta, o que consequentemente definirá seu público. Com isso você vai poder escolher a melhor localização para instalar o consultório, tipo de decoração e a divulgação adequada.

    Contratação de secretária

    Seu braço direito no consultório será a secretária. Agendamentos, pedidos de exames, atendimento e reagendamentos serão funções dessa profissional. Por isso é muito importante contratar a secretária ideal para esse serviço.

     

    Localização e decoração

    É importante que seu consultório esteja bem localizado, ou seja, tenha fácil acesso para seus pacientes. A escola da melhor localização vai depender do seu público.

    Não só a localização é importante, mas também a distribuição do espaço e a decoração. Ambientes grande demais ou muito pequenos podem ser um problema.

    Seu consultório deve ter o tamanho ideal para as funções que irá desenvolver e precisa ser organizado. As vezes esquecemos, mas sofás e poltronas são importantes para acomodar os pacientes que estão em espera. Banheiros e bebedouro também são necessários.

    Já na parte estética, atente-se na escolha das cores do ambiente e na disposição dos móveis.

     

    Após concluído todos os itens que selecionamos acima, seu consultório estará pronto para atender seus clientes. Para maior visibilidade dos seus serviços médicos, a divulgação é um aspecto importante, que deve ser planejado por agências como a ECOS – EXPOSIÇÃO E COMUNICAÇÃO, que é especializada em recursos de propaganda e marketing objetivando a valorização do seu serviço.

     

    Confira também: UPGRADE METRAWEB: conheça as principais novidades do sistema de soluções


    Voltar

       Empresas       Contato       Comercial       Catálago