História
Uma breve história da MEDSYSTEM
Uma experiência empreendedora em desafios, persistência e vitórias...
Tudo começou em 1983. A principio uma curiosidade, depois uma necessidade seguida de desafios e por fim uma missão. Dr. Agnaldo Siqueira Viana, médico cirurgião pediatra, no início de sua carreira, tinha a curiosidade de diferenciar-se e organizar sua medicina de um modo nunca antes usado pelos médicos através dos séculos, nos seus dia-dia dos consultórios. Afinal estava surgindo a ciência informática e já com propagandas enganosas.
O Dr. Agnaldo acreditava que ao comprar um computador poderia eliminar fichas, papéis e prontuários, agilizar e se modernizar no relacionamento com seus clientes.
Mesmo nas dificuldades típicas de inicio de carreira o Dr Agnaldo, através de um longo financiamento, comprou o mais moderno computador; caríssimo, equivalente a um terreno no melhor bairro de sua cidade. Tinha 1 drive, para discos de 5.1/4(monoface), 4 MB de RAM, enfim uma raridade nos museus atuais.
Seu entusiasmo inicial desapareceu dois dias após a máquina ser ligada; a única coisa que acontecia era um cursor verde de péssima resolução ficar piscando num canto do vídeo monocromático. Voltou à loja e após queixar-se que o computador não fazia nada do que ele imaginava, ouviu da vendedora que para isso era necessário um tal de “programa de computador”, o qual, só foi um pouco compreendido após 2 horas de esclarecimentos.
O Dr. Agnaldo saiu pelo Brasil procurando o tal programa, grande frustração! Nem pistas. Procurou alguém para fazê-lo e, depois de muitos desgastes, custos e desencontros descobriu que o pessoal contratado não conseguia atravessar o abismo entre o técnico e a medicina.
Foi então que resolveu passar para o outro lado e mais frustração! Descobriu que para ser um bom programador é necessário juventude, talento e raciocínio lógico, o oposto de quem, como médico, foi treinado para a intuição.
Desespero total! Grandes investimentos e expectativas com zero de resultados.
Não desistiu, e ao perceber o grande fascínio que aquela máquina exercia sobre um cliente seu de apenas 13 anos e após alguns testes, notou o excepcional talento que o jovem Danilo tinha para programação, e daí, juntos iniciaram uma solitária e grande aventura pelo universo da informática.
Foi dado ao Danilo um salário, literatura e os instrumentos necessários para programar o que o Dr. Agnaldo almejava,organizava, analisava, testava e aplicava Tinha como campo de aplicação e experimentos sua própria clinica e clientela.
Uma vez alcançado o que queria para seu ambiente e especialidade, resolveu desenvolver o mesmo para as outras. Pesquisava o acadêmico de cada especialidade em várias faculdades de medicina e a prática em clinicas e consultórios especializados. Assim criou programas para muitas outras especialidades e aprendeu a importância da interface amigável, as dificuldades e soluções para que um computador possa ser utilizado por leigos, ou seja, sistemas especialistas com alta identidade com o usuário. Esta base lhe serviu para sempre e para tudo que sua empresa desenvolve. Afinal como um sistema aplicado a um pediatra pode se identificar com um ginecologista e o deste com um oftalmologista?
Resolveu então, comercializar esse conhecimento como produtos. E, mesmo sacrificando seu consultório e sua clientela, viajou muito para congressos de especialidades por todo o Brasil e em stands, nas exposições paralelas, tentava convencer seus colegas a comprarem suas idéias.
Foi e ainda é muito difícil este trabalho, afinal tratava-se de romper uma cultura secular. Era como vender disco voador; ninguém acreditava, nunca tinha visto e se visse tinha medo.
Para dificultar mais as coisas, ele tinha os programas, mas o Brasil não tinha computadores, havia a estúpida lei de proteção à informática, 10 anos de atraso e dificuldades de toda ordem. Afinal tinha que contrabandear peças e montar os computadores se quisesse vender programas para médicos Foi um período difícil. Tinha que fazer tudo às escondidas como um contrabandista fora da lei, o que lhe rendeu algumas horas de prisão na policia federal por causa de um simples teclado importado.
O Dr. Agnaldo viveu turbulências inimagináveis nesse pioneirismo, como: a inédita ciência informática, um país instável política e economicamente, uma solidão em apoios técnicos, econômicos e culturais, conflitos ao tocar sua profissão e essa nova empreitada, a ausência de profissionais em informática, a falta de tempo e a incrível velocidade evolutiva da informática.
Seu pioneirismo e o ineditismo dessa ciência, o fez vivenciar a intimidade de uma das maiores transformações tecnológicas da humanidade. Do simples BASIC como linguagem e DOS como sistema operacional até as linguagens e Windows mais modernos, dos simples drives de disquetes 51/4 aos HDs, CDs, DVDs e Pendrives atuais, das minúsculas capacidades de memórias, armazenamentos e processamentos às incríveis memórias, gigabytes e velocidades que não param de aumentar, do surgimento da mais simples impressora matricial às atuais laser, jato de tinta e multifuncionais, dos monitores monocromáticos aos modernos lcd, da ineficiência telefônica ao fax, internet e celulares, da ausência total de profissionais às inúmeras faculdades e cursos de especialidades em informática, do simples temo programa de computador aos atuais software, sistemas, redes, TI, BI e etc. da aplicação nula à impossibilidade da existência da humanidade sem essa ciência.
Tudo num período muito curto para ser acompanhado.
Mas o Dr.Agnaldo nunca desistiu e logo no início, ao vender seus primeiros programas, criou uma empresa de nome MEDSYSTEM a qual nesse turbilhão técnico/político/ econômico/profissional e evolutivo, quebrou várias vezes e teve muitos outros momentos de desanimo, dificuldades e obstáculos que quase a levou a desaparecer. Isto só não aconteceu graças à abnegação, uma incrível persistência daquele médico e, por não ser a MEDSYSTEM sua única fonte de sobrevivência, mantê-la por muitos anos com seus recursos da medicina e principalmente aos muitos, jovens, inteligentes e dedicados Danilo, Pedro, Vinícius, Marcelo, Julio, Luciana, Arison, Tabir, Hellen, Junior, Lycio, Rodrigo, Willian e muitos outros que juntos construíram um universo de sistemas e soluções inteligentes aplicados à muitas áreas por todo o Brasil.
Daí os princípios da empresa: INTELIGÊNCIA-TEMPO-PERSISTÊNCIA.
Hoje a MEDSYSTEM tem sistemas de soluções para gestão nas áreas médica, biomédica, hospitalar, comercial, empresarial, serviços, comunicação, TI e BI. É uma sólida empresa.
Nosso pioneirismo nos deu sólidos conhecimentos e segurança para implantar, suportar e evoluir sistemas inteligentes para milhares de usuários em milhares de municípios em todo o Brasil.
O Dr. Agnaldo continua a acreditar que, apesar da estreiteza de percepção dos nossos governantes, a prosperidade de nosso país está na sua gestão, e que gerenciar é informática, informática é software e software é uma expansão mental. De boas mentes. Amorosas mentes.
PS: O S/V da Medsystem S/V é uma homenagem ao meu pai Sebastião Viana que em muito acreditou em mim. Continuo ainda praticando a medicina, cuidando de crianças.
Fale Conosco
0800 707 5900 (Comercial, 08:00 às 18:00)
0800 704 1133 (Assistência, 08:00 às 19:00)
Um consultor estará pronto para atendê-lo.
Chat Online